Páginas




creme de limão (micro-ondas)

Doce de creme de limão (micro-ondas)

Rendimento: 4 porções de 165 g
Tempo de preparo: 25 minutos (mais o tempo de geladeira)

ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar . 180 g
2 ovos . 100 g
12 colheres (sopa) de leite longa vida em embalagem Tetra Pak . 180 ml
2 colheres (sopa) de farinha de trigo . 15 g
10 colheres (chá) de suco de limão . 150 ml
1 colher (sopa) de casca de limão ralada. 4 g
1 caixinha de creme de leite light em embalagem Tetra Pak . 200 g
limão para enfeitar

Modo de Fazer
1 - Coloque, em uma panela 5 colheres (sopa) de o açúcar e 3 colheres (sopa) de de água. Mexa até o açúcar dissolver. Leve ao fogo e cozinhe, sem mexer, por 3 minutos ou até obter uma calda em fio grosso. Retire do fogo e reserve dentro da geladeira.
2 - Coloque as claras na tigela da batedeira por 3 minutos ou até obter picos firmes. Junte, aos poucos e sem parar de bater, a calda fervente e continue a bater por 2 minutos ou até obter um merengue brilhante. Reserve,
3 - Coloque no copo do liquidificador o restante do açúcar, a farinha de trigo e o leite. Bata por 30 segundos ou até ficar homogêneo. Despeje em uma tigela refratária (própria para microondas).
4 - Leve ao forno microondas (potência máxima) por 2 minutos ou obter um creme encorpado. Durante este tempo mexa o creme por 2 a 3 vezes. Retire do forno e reserve.
5 - Coloque as gemas em uma tigela pequena e bata por 2 minutos com um batedor manual. Sem parar de bater, despeje as gemas sobre o creme. Bata por mais 1 minutos ou até ficar homogêneo. Bata vigorosamente para não empelotar.
6 - Volte ao forno microondas (potência média) por 2 minutos ou obter um creme encorpado, mas sem deixar ferver. Durante este tempo mexa o creme por 2 a 3 vezes. Retire do forno.
7 - Umedeça um pedaço de papel manteiga e cubra a tigela refratária. Leve à geladeira por 1 hora. Em seguida, incorpore o suco de limão, as raspas de limão e o merengue.

8 - Mexa com um batedor manual por 2 minutos ou até ficar homogêneo. Reserve.
9 - Coloque o creme de leite em uma outra tigela. Bata com um batedor manual por 2 minutos ou até ficar encorpado e bem leve. Despeje sobre o creme de limão e mexa com cuidado. Distribua o creme em 4 taças individuais.
10 - Leve para gelar e sirva no dia seguinte.
11 - Enfeite com fatias de limão.


Valor nutricional por porção
360 calorias;
55,5 g de carboidratos;
6,5 g de proteína;
14 g de gordura totais (8 g de saturada, 4 g de monoinsaturada,
1 g poliinsaturada) ;
146 mg de colesterol;
1 g de fibras;
0,5 mg de ferro;
e 122 mg de cálcio




Nenhum comentário: